Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Associativismo fortalece agricultura familiar em comunidade de Montes Claros, Norte de Minas
03
Mai

Associativismo fortalece agricultura familiar em comunidade de Montes Claros, Norte de Minas

O associativismo tem sido uma ferramenta importante para empreendimentos da comunidade Planalto Rural, em Montes Claros, Norte de Minas. Um exemplo é a Associação de Produtores Hortigranjeiros da Região Pentáurea (ASPROHPEN). Criada há 20 anos, a associação ajudou os produtores da comunidade na conquista de mercado e no fortalecimento da agricultura familiar da região.

“Formalizar essa associação era o sonho de todo mundo. Tentamos várias vezes erguê-la e nunca dava certo. Na época perdemos muitas mercadorias, pois não tínhamos onde vender. Depois que todos se uniram para resolver os problemas, conseguimos progredir com o negócio”, afirma o presidente da associação, José Maria Ferreira.

A associação reúne cerca de 600 famílias, que comercializam coletivamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os associados também vendem para o Centro de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), supermercados da região e mercados municipais de Montes Claros e Bocaiúva.

A ASPROHPEN se destaca pela comercialização de alimentos saudáveis e orgânicos. Entre os produtos comercializados estão hortaliças, quitandas, frutas, mel e derivados do leite. A produção de morango orgânico foi um dos destaques em 2016, superando as expectativas.

Segundo o extensionista da Emater-MG em Montes Claros, José Carlos Santos, a associação tem surpreendido na persistência ao empreededorismo e coletivo. "A união dos agricultores foi primordial para o sucesso deste negócio. Juntos, eles conseguiram ampliar o mercado de vendas, reduzir o custo na compra e venda de insumos, estimular a permanência dos filhos na propriedade e facilitar o acesso às políticas públicas", explica.

Novo empreendimento

Até o início de julho, a ASPROHPEN deverá concluir uma unidade de processamento para oferecer seus produtos prontos (limpos, descascados, picados e embalados) aos consumidores, tais como hortaliças, frutas e também quitandas. “A unidade está em fase de implantação e a previsão é que seja concluída entre o final de junho e início de julho”, pontua o extensionista do escritório local de Montes Claros.

"Foi a partir dessa união dos agricultores que conseguimos e vamos conseguir muitos benefícios para a comunidade. A nossa expectativa é atender toda a demanda do município, dos restaurantes e de mais supermercados", revela o presidente da associação.

Top