Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Audiências públicas do Programa de Regularização Fundiária Rural são retomadas em Minas Gerais
12
Out

Audiências públicas do Programa de Regularização Fundiária Rural são retomadas em Minas Gerais

Depois de uma suspensão em decorrência das medidas de isolamento social impostas pela Covid-19, as ações presenciais do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), serão retomadas em Minas Gerais. Todos os encontros seguirão o protocolo de segurança sanitária devido à pandemia. Entre amanhã (6/10) e o dia 29 de outubro, estão agendadas audiências públicas em nove municípios mineiros: Antônio Dias, Berilo, Cachoeira de Pajeú, Catas Altas da Noruega, Diogo Vasconcelos, Felisburgo, Francisco Badaró, Jequitibá e Lamim.

As audiências públicas são a principal etapa da regularização fundiária. Nestas reuniões, representantes da Seapa apresentam todas as características do programa e tiram as dúvidas dos posseiros de terras devolutas. Até dezembro deste ano, serão realizadas audiências públicas em 26 municípios.

O subsecretário de Assuntos Fundiários da Seapa, José Ricardo Roseno, destaca a importância da política pública de regularização fundiária rural para o Governo de Minas. “Ela foi escolhida pelo governador Romeu Zema como um dos projetos estratégicos de seu governo e é monitorada periodicamente por sua equipe”, destaca.

Ainda segundo Roseno, em 2019 foram entregues mais de mil títulos e, para 2020, a meta era a entrega de outros mil. “Até o momento, temos pouco mais de 800 processos e nossa equipe trabalha de forma intensiva para conseguirmos atingir essa meta. Além disso, também iniciamos a atuação dentro do Projeto Jaíba, onde já entregamos 225 escrituras, que são processos passíveis de serem escriturados no município”, complementa o subsecretário.

O superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura, Pedro Garcia, detalha que o principal objetivo das audiências públicas é mostrar para os posseiros de terras devolutas do Estado que este é um programa continuado, baseado em uma lei.

“Vamos explicar durante a reunião quem tem direito à regularização e quais requisitos devem ser preenchidos para que os interessados sejam contemplados com a titulação do imóvel pelo Programa. Em alguns casos, o posseiro poderá não preencher os requisitos para a titulação. Quando isso ocorrer, a Seapa fará uma publicação comunicando estas eventuais situações”, detalha.

Durante a audiência pública também serão divulgados quais são os documentos necessários para que os posseiros consigam fazer o cadastro, segunda etapa rumo à regularização e que ainda terá a data marcada. O cadastramento é promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Seapa, após um acordo técnico. Para tirar dúvidas e ter acesso a outras informações, CLIQUE AQUI.

“Na audiência pública não é necessário que o posseiro leve qualquer documento, dele ou do imóvel, pois, a ocasião adequada para isso, que é a fase de cadastramento, ainda será marcada no dia deste primeiro encontro”, complementa Garcia.

Atividades tiveram início ainda em 2019

O superintendente de Regularização Fundiária, Pedro Garcia, lembra ainda que, em outubro de 2019, a Seapa realizou um chamamento público para que os municípios interessados em participar do Programa de Regularização Fundiária se apresentassem.

“Recebemos 156 interessados e 109 se habilitaram para o programa. Iniciamos os atendimentos em janeiro de 2020, com o georreferenciamento em campo e toda uma programação de atendimento em 51 destas cidades. Os trabalhos começariam em fevereiro para, no fim do ano, entregarmos títulos e termos um estoque de cadastros para 2021. Mas, infelizmente, precisamos pausar as atividades por conta da pandemia. Até a interrupção, tínhamos realizado as audiências em 25 destas 51 cidades”, lembra.

Com o início da flexibilização das medidas contra o coronavírus no estado, em setembro a Seapa fez novo contato com os municípios habilitados. “Após recebermos a confirmação sobre a situação da pandemia nestas cidades, sobre a adesão ou não ao Minas Consciente, e, também, as sugestões de datas para a realização do evento, conseguimos agendar até o fim do ano as audiências públicas nestes 26 municípios restantes”, complementa.

Ao mesmo tempo, a Emater-MG também já iniciou, desde o dia 14 de setembro, o processo de cadastro dos posseiros daqueles municípios onde já foram realizadas as audiências iniciais.

Confira abaixo a programação das audiências em outubro:

Antônio Dias

Datas: 6 e 7 de outubro
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal (Praça Ana Angélica, 148 – Centro)
Mais informações: Marcelino Marquez (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Felisburgo

Data: 8 de outubro
Horário: 9h
Local: Anfiteatro Juscélio Moreira Costa (Rua Amazonas, Sem Número, Centro)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Berilo

Datas: 14 e 15 de outubro
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal (14/10 na rua José Simões Costa, 25) e Mercado Municipal do Distrito de Leliveldia (15/10 na praça São Norberto)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Cachoeira de Pajeú

Data: 16 de outubro
Horário: 14h
Local: Casa do Homem do Campo (Rua Bahia, 14)
Mais informações: Marcelino Marques (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Francisco Badaró

Datas: 21 e 22 de outubro
Horário: 9h
Local: Salão Pré-Escolar Pingo de Gente (Rua Belo Horizonte, 29)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Jequitibá

Datas: 21 e 22 de outubro
Horário: 9h e 14h
Local: Quadra Poliesportiva (21/10, às 9h, na rua Bolivar Cardoso da Silva, 85); Salão do Clube São José (21/10, às 14h, no povoado de Vargem Bonita, praça São Sebastião); Escola Municipal Lourismar Palhares Machado (22/10, às 9h, na praça Nossa Senhora de Fátima, 191); e na Igreja Santo Antônio (22/10, às 14h, na praça Central, sem número)
Mais informações: Luiz Fernando Freitas (luiz.freitas@agricultura.mg.gov.br)

Lamim


Data: 22 de outubro
Horário: 9h
Local: Salão Paroquial (Praça Divino Espírito Santo)
Mais informações: Marcelino Marques (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Diogo de Vasconcelos

Data: 28 de outubro
Horário: 9h
Local: Ginásio Poliesportivo (Avenida Vicente Nicodemes Coelho, Sem Número)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Catas Altas da Noruega

Data: 29 de outubro
Horário: 13 horas
Local: Ginásio Poliesportivo Vereador Chico Neiva (Rua Lava-Pés, 219)
Mais informações: Marcelino Marques (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

 

José Vítor Camilo - Ascom/Seapa

Foto: Arte/Seapa

Top