Cúpula Internacional das Cooperativas discute a importância do segmento para o desenvolvimento global sustentável
O cooperativismo mineiro esteve representado na 3ª edição da Cúpula Internacional das Cooperativas, promovida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre os dias 11 e 13 de outubro, em Quebec, no Canadá. O evento reuniu mais de 2.800 pessoas, de 116 países, para discutir temas de gestão e tendências, fomentando a atuação comprometida do setor para o desenvolvimento global sustentável.
Em seu discurso de abertura, a presidente da ACI, Monique Leroux, afirmou que o mundo precisa de mais cooperação. "Essa é a melhor maneira de se desenvolver. As cooperativas foram feitas para os dias de hoje e amanhã, dão esperança e soluções. Estamos tendo a oportunidade de fazer melhor e nós vamos agir. Somos líderes e estamos no planeta inteiro. A nossa rota é de desenvolvimento sustentável. Em termos de planeta, falta muito ainda. É, por isso que a ACI e as cooperativas estão aqui, para fazer mais e contribuir como potência social".
De acordo com o Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, professor da Universidade de Columbia, as cooperativas têm um papel importante a desempenhar durante a próxima década como modelo econômico alternativo às desigualdades. Na mesma linha, o professor Robert Reich, da Universidade da Califórnia, ressaltou que "as cooperativas são extremamente importantes [...] e que, em certa medida, o futuro está em suas mãos".
Durante a conferência, foram abordadas temáticas diversificadas sobre a relevância e o impacto positivo das cooperativas nas comunidades; o interesse por reduzir as desigualdades sociais, contribuição para o sucesso econômico e difusão do valor compartilhado; além de economia global, capacidade de agir sobre a economia real; lideranças das mulheres; com cases; jovens líderes, o futuro do trabalho na era digital, cultura da inovação, seções segmentadas de crédito, agronegócios, competitividade, sustentabilidade, entre outras.
O roteiro do grupo mineiro ainda contemplou uma visita técnica à Xcel Federal Union, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Na ocasião, foi possível conferir o modelo de gestão da Federação de Crédito local e seus resultados, incluindo as estratégias de marca adotadas, além do programa de compliance compartilhado, saúde financeira e processamento de dados.
Fonte: Ocemg