Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Frente fria muda direção de nuvem de gafanhotos que se aproximava da Fronteira Oeste do RS
26
Jun

Frente fria muda direção de nuvem de gafanhotos que se aproximava da Fronteira Oeste do RS

O governo do Rio Grande do Sul segue monitorando a proximidade da nuvem de gafanhotos que está na Argentina da Fronteira Oeste do estado. Segundo as informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, até às 15h30 de quarta-feira (24), os ventos favoreciam a chegada dos insetos no estado. Com o avanço da frente fria, a chuva mudou o rumo dos gafanhotos e a nuvem deve permanecer na Argentina.
De acordo com o fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, o monitoramento por parte do governo é feito com troca de informações constantes com a Argentina e técnicos da secretaria na Fronteira Oeste.
"Ficamos em contato com a Senasa [serviço de sanidade da Argentina], nossos técnicos na fronteira, a rede de escritórios da Emater, que atua nessa vigilância e o contato com os produtores", explica.
O fiscal estadual da secretaria, Juliano Ritter, destaca que está realizando o monitoramento diário da movimentação. "Nosso trabalho é verificar o ingresso no estado. Monitorei todo dia ontem [quarta], áreas de pastagem próximas a Argentina, produtores de Hortaliças. O vento, que é o que determina a movimentação deles, está nos ajudando", diz.
 
Ele informou ao G1 que continuará realizando o monitoramento na tarde desta quinta-feira (25). Até o momento, nenhum produtor avistou o inseto na Fronteira Oeste.
O último boletim divulgado pelo governo argentino informava que a localização da nuvem era imprecisa. "Com dia nublado e temperaturas mais baixas, ainda não se registrou o movimento da nuvem", diz.

 

Leia a matéria completo no site do G1: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/06/25/frente-fria-muda-direcao-de-nuvem-de-gafanhotos-que-se-aproximava-da-fronteira-oeste.ghtml

 

Fonte: G1

Top