Notícia

img
img
img
img
shape
shape
IMA prorroga prazo da consulta pública sobre legislação da defesa agropecuária
12
Nov

IMA prorroga prazo da consulta pública sobre legislação da defesa agropecuária

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), prorrogou até o dia 26 de novembro o prazo da consulta pública para a revisão de atos normativos da defesa agropecuária.

Produtores rurais, cooperativas, sindicatos, entidades de classe, agroindústrias e toda a sociedade civil podem participar da pesquisa de opinião disponível no site do IMA, clicando neste link. 


A iniciativa é do Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) do IMA em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG. A Coordenadora do NIM, Mariana Brancaglion, espera a contribuição dos elos do agronegócio, pois cada um é diariamente impactado com as normas que regem a defesa agropecuária.

“A atualização das normas é um grande avanço para a relação entre os públicos e os serviços oferecidos. A expectativa é de que seja possível uma legislação moderna e simplificada. Contamos com a colaboração de todos para que o produto gerado atenda aos anseios e necessidades”, convida.

São diversas as áreas relacionadas ao setor. Entre elas estão a produção animal e vegetal; agroindústrias; certificação; trânsito de produtos e análises laboratoriais.

Padronização

De acordo com Mariana Brancaglion, a chave para solucionar gargalos das normas da defesa agropecuária é a padronização dos procedimentos. A legislação atual contém 930 documentos federais e estaduais, onde estão listados decretos, portarias, instruções e normas que foram editadas desde 1934 por diversos órgãos das esferas federal e estadual.

“Além de padronizar e atualizar as normas de fiscalização, a ideia é simplificar ao máximo, adequando às novas exigências”, conclui.

 

Jornalista responsável: Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

Top