Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Os segredos da Coruripe, filial Iturama, para ser bicampeã em produtividade agrícola
03
Abr

Os segredos da Coruripe, filial Iturama, para ser bicampeã em produtividade agrícola

Anualmente, o Grupo IDEA, juntamente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), premia as usinas que se destacaram em produtividade agrícola ao longo do ano anterior. No dia 30 de março, durante o Seminário de Mecanização, a um dia de findar, oficialmente, a safra 2016/17, 11 usinas foram premiadas e receberam o título de “Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola - Safra 2016/17”.

 Os segredos da Coruripe, filial Iturama, para ser bicampeã em produtividade agrícola

Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, e a equipe de profissionais da filial Iturama

 

Ao todo, cerca de 190 unidades produtoras participaram do levantamento que respaldou a premiação, conduzida pelo diretor do Grupo IDEA, Dib Nunes, e pelo gerente comercial do CTC, Luiz Antônio Paes.

Paes frisou que as produtividades alcançadas pelas usinas participantes foram excelentes. “A média de produtividade foi de 96 TCH, sendo que a média do Centro-Sul gira em torno de 75 TCH. Já o ATR médio dos participantes foi de 12,7 toneladas, enquanto que o do CS é de 10,3. Esses números resultam em quase R$ 2.500 a mais por hectare.”

Para Dib Nunes, os números alcançados pelas participantes do prêmio demonstram o fato de que as usinas estão abertas à tecnologias, adotando práticas que visam a aumentar seus números de produção. “Dentre as usinas premiadas, mais de 60% utiliza novas variedades do CTC. Isso é uma honra, pois é gente que acredita em tecnologia para melhorar os resultados.”

Este ano, assim como em 2016, a grande campeã nacional em produtividade agrícola foi a Usina Coruripe, Filial Iturama, com sede em Minas Gerais, que conquistou um índice IDEA de 231. O TCH registrado foi de 104,1 ton/ha, o ATR de 133,5 kg/ton e a idade média do canavial foi de 3,7 cortes.

Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, afirmou que é uma honra receber um prêmio referência no setor canavieiro nacional, sendo um sonho poder recebê-lo pelo segundo ano consecutivo. “Agradeço a minha equipe que trabalhou incansavelmente para atingir este excelente resultado, além de Deus, que ajudou na questão climática.”Sousa destacou, por fim, que o prêmio é fruto de um longo trabalho de planejamento, iniciado há quatro anos.

Confira as usinas campeãs de produtividade agrícola da safra 2016/17
• Estado de São Paulo
o Região de Araçatuba: Raízen – Usina Gasa
o Região de São José do Rio Preto: Usina Nardini
o Região de Ribeirão Preto: Usina Guaíra e Usina Santo Antônio
o Região de Jaú: Usina Santa Fé
o Região de Piracicaba: Usina Santa Maria
o Região de Assis/Presidente Prudente: Nova América Agrícola
• Estado de Goiás: Cerradinho Bioenergia
• Estado do Paraná: Usina Dacalda
• Estado do Mato Grosso do Sul: Usina Angélica (Grupo Adecoagro)
• Estado de Minas Gerais: Usina Coruripe – Iturama
• Estado de Mato Grosso: Esta região não registrou vencedor devido ao fato de que nenhuma unidade atingiu a pontual mínima necessária de 210 pontos.

  


Fonte: CanaOnline

Top