Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Relatório aponta caminhos para produzir alimentos de maneira sustentável
24
Jul

Relatório aponta caminhos para produzir alimentos de maneira sustentável

Podemos alimentar o mundo sem destruir o planeta? Este é o tema central de um novo e extenso relatório, denominado “Criando um Futuro Alimentar Sustentável”, elaborado pelo World Resources Institute (WRE), organização não-governamental ambientalista sediada em Washington, nos Estados Unidos.

O estudo, que contém 558 páginas, defende que, sim, é possível alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050 de maneira sustentável. Para isso, o relatório recomenda, entre muitas outras ações, que os consumidores dos Estados Unidos reduzam o consumo médio de carne bovina em cerca de 40% entre 2010 – o ano de referência para o relatório – e 2050.

O relatório também recomenda que o número de bovinos criados em todo o mundo seja reduzido, a fim de diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Ainda segundo o estudo, com o crescimento esperado da população mundial (de 7 bilhões em 2010 para 9,8 bilhões em 2050) e o aumento de renda nos países em desenvolvimento, estima-se que a demanda global de alimentos aumentará em mais de 50% no período analisado (no caso da demanda por alimentos de origem animal, o crescimento é estimado em quase 70%).

Em resumo, o relatório do WRE propõe cinco principais desafios ligados ao tema da sustentabilidade ambiental. São elas: reduzir a demanda por alimentos e produtos agrícolas; aumentar a produção de alimentos sem expandir a quantidade de terra dedicada à agricultura; proteger e restaurar os ecossistemas naturais e tomar decisões sobre o uso da terra que aumentem a eficiência tanto para a agricultura quanto para os ecossistemas; aumentar o suprimento de peixes; e, por fim, reduzir as emissões de gases de efeito estufa da produção agrícola/pecuária.


Fonte: Portal DBO

Top