Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Sensoriamento remoto expande agricultura indiana
26
Jun

Sensoriamento remoto expande agricultura indiana

A Índia fez avanços notáveis em relação à utilização do sensoriamento remoto para a agricultura na identificação e mapeamento de culturas, cálculo de área, estimativa de rendimento, horticultura, avaliação de risco e proteção de culturas, entre outros, com uma forte ênfase na expansão nacional, informou o portal local Precision Ag.

O sensoriamento remoto permite a vigilância e análise de atividades agrícolas e fornece informações relevantes sobre vários parâmetros agronômicos. As imagens detectadas remotamente obtidas pelos satélites ajudam a avaliar as condições da planta e do campo sem contato físico e permitem um fluxo oportuno de dados de campo, disse o portal.

A previsão da produção agrícola por dados de satélite detectados remotamente foi iniciada pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) no início dos anos 80, levando ao desenvolvimento de sistemas operacionais baseados em satélite para monitorar a produção agrícola, a horticultura e o seguro agrícola, auxiliados por várias organizações governamentais e institutos nacionais.

“O Ministério da Agricultura e o Bem-Estar dos Agricultores (MoA e FW) emprega de maneira eficiente o sensoriamento remoto por satélite para obter informações sobre estatísticas das culturas necessárias para o planejamento de insumos agrícolas e a tomada de decisões. Os dados de sensoriamento remoto oferecem muitas vantagens sobre as abordagens tradicionais, principalmente por sistemas oportunos de tomada de decisão, análise espacial e cobertura, incluindo benefícios econômicos”, indica o texto.

Os dados espaciais são utilizados em muitos aspectos vitais da produção agrícola, como estimativa de área cultivada, estimativa de rendimento e produção da cultura, condição da colheita, obtenção de dados de características do solo, estudos do sistema de cultivo, seguro experimental da colheita, etc.

 

Fonte: AGROLINK -Leonardo Gottems

Top